terça-feira, 20 de julho de 2010

Um pouco de revolta

Ufaaa!!!
Hoje finalmente terminei todos os processos burocráticos da minha demissão: voltar à empresa e assinar a rescisão de contrato, ir ao sindicato dos trabalhadores para conseguir retirar o fundo de garantia, ficar horas esperando na caixa econômica para transferir o fundo para minha conta e dar abertura ao meu seguro desemprego.
E este último me deu um pouco de revolta.
Ontem fui ao Poupa Tempo na Sé. Acho que nunca vi tanta gente aglomerada num mesmo lugar e tantos barulhos consecutivos de chamadas de senha.
Nem imaginava que fosse daquele jeito... Para mim o Poupa Tempo seria um conjunto de barraquinhas onde as pessoas poderiam resolver rapidamente seus problemas sem ter que enfrentar filas imensas e perder horas preciosas do seu dia.
Cheguei naquele complexo e me indicaram a filha para o seguro. Acho que fiquei cerca de 1 hora na fila até ser atendido por uma mocinha (simpática ela) que, ao olhar a minha foto da carteira de trabalho, disse que não poderia dar abertura ao seguro, pois o carimbo que foi registrado em cima da foto estava apagado. A marcação do carimbo até estava borrada na pagina anterior e mesmo assim não adiantou muito. Insisti um pouco e ela foi para a parte interna da seção falar com uma senhora já de idade (digamos experiente) e voltou segundos depois meio que resmungando: "Ihhh a fulana não tá de bom humor hoje. Olha, o senhor terá que fazer outra carteira de trabalho, retornar a empresa para refazer o registro e voltar aqui para dar abertura no seguro".
Ou seja, por obra do Sr. Tempo tive que sair de lá já pensando no trabalho que teria para resolver esse lance que certamente, devido ao mau humor diário de uma mal amada, não pode ser resolvido "poupando" meu tempo. Claro que não deixei de dar um breve sermão na miss simpatia deixando bem claro que tudo aquilo mostrava apenas a falta de vontade de ambas trabalharem (baseadas em seus humores) com o intuito de auxiliarem milhões de pessoas que passam por ali todos os dias.
E é claro que eu não iria simplesmente enfrentar novas filas kilométricas para fazer outra carteira de trabalho, registrá-la e voltar lá para dar abertura no seguro.
Hoje fui a outro Poupa Tempo (Luz) e embora não fosse lá onde eu iria finalizar a saga, indicaram o local certo rapidamente. Me desloquei até o CAT e após passar pela recepção tinha nada mais nada menos que 104 pessoas na minha frente.
Chamavam a senha 413 e a minha era a 517.
Sai, fui comer algo, fumei um cigarro, e retornei. Haviam passado 30 pessoas. Nossaaa!!! Que demora.
Queria nestas horas ter um filho de colo para levá-lo comigo e entrar na fila preferencial, que por sinal não estava vazia... cheia de crianças.
Mas enfim... após ser chamado a abertura do meu seguro foi feita em cerca de 10 minutos.
Feliz, saí dalí aliviado e pensei:

Como teríamos um mundo bem melhor e mais harmonioso se todos dissessem bom dia, se todos sorrissem, se todos convivessem bem e se todos considerassem e auxiliassem ao próximo com seus “problemas” sem antes avaliar se estão de bom ou mau humor.

Um comentário:

  1. Em primeiro lugar seu blog novo tá lindo! adorei a assinatura.
    Em segundo lugar, concordo com você, seria maravilhoso se as pessoas deixassem de olhar somente para o próprio umbigo e percebessem que ser gentil e educado não faz mal a ninguém.
    Agora, que história é essa que o Sr.Angela Cristina é vendedor de sapatos? Como assim? Você nunca contou pra gente. Agora além do all star, eu quero duas sapatilhas, uma bota sem salto, duas rasteirinhas, dois scarpins, por enquanto é só, pessoal.

    ResponderExcluir